Harmonia no lar
By Cláudio

Harmonia no lar

Compartilhe

Harmonia no lar

Muitas vezes a convivência em nosso lar é dificultada porque não temos em nós a humildade necessária para pedirmos desculpas ou simplesmente de sentarmos alguns minutos para ouvir o outro ou apenas para doarmos o nosso carinho e o nosso afeto.

Estamos sempre cobrando do outro uma postura, sendo que nós é que deveríamos dar o exemplo. Se o seu lar se encontra hoje em desajuste, aproveite a oportunidade da convivência para buscar a união e o entendimento.

Utilizar da indiferença estará perdendo a oportunidade de reconstruir a harmonia no seu lar. Faça a sua parte, harmonize seu lar e busque o entendimento, sempre há tempo para reverter qualquer situação.

Meu comentário:

A harmonia do lar, do ambiente organizacional e na sociedade como um todo começa com a harmonia individual. Este só acontece quando aprendemos a importância do autocuidado, do autoconhecimento e da automotivação. Além disto, o crescimento espiritual também é fundamental para conseguirmos o desligamento emocional e o equilíbrio interior.

Neste processo diário e constante, práticas como a oração, a meditação e os estudos em busca do conhecimento se tornam ferramentas essenciais para a harmonização interior. A psicoterapia individual ou em grupo e os grupos de apoio cumprem um papel também muito importante nesta caminhada. Eles formam uma rede de apoio essencial para o nosso crescimento em todos os níveis.

Se cada membro da família busca esta harmonização interior, como reflexo, a harmonia familiar será uma realidade. Mas, infelizmente, perdemos muito tempo cobrando mudanças dos outros sem produzir mudanças efetivas em nós. Como consequência desta postura, os conflitos e desentendimentos, as cobranças constantes e a tensão entre os familiares se tornam uma rotina gerando assim uma família disfuncional.

Mesmo que os demais membros da família não se dispõem a fazer esta caminhada interior, nós devemos fazer a nossa parte. Só assim será possível, além de brindar nosso “eu” da disfuncionalidade dos outros, influenciar positivamente no nosso ambiente familiar.

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico – Especialista em DQ

  • No Comments
  • Dezembro 27, 2023
× Como posso te ajudar?