Mar calmo não faz bons marinheiros
By Cláudio

Mar calmo não faz bons marinheiros

Compartilhe

Mar calmo não faz bons marinheiros

O ser humano desenvolve diante das dificuldades. É através delas que ele consegue adquirir conhecimentos, habilidades e resiliência. Uma vida sem obstáculos é uma vida sem sentido e não raras vezes empurra o sujeito para um quadro de depressão e ansiedade.

É exatamente isto que este ditado nos convida a refletir. Trazendo a cultura do marinheiro, somente quando o mar está agitado, no meio de uma tempestade é que o marinheiro começa a acumular experiências no enfrentamento destes desafios.

As crianças, de maneira intuitiva, sabem disto. Por este motivo, elas sempre estão em busca das dificuldades para desenvolverem suas habilidades cognitivas, a coordenação motora e o próprio crescimento corporal. O subir em árvores, muros, o brincar de maneira geral visa alcançar estes objetivos.

Já os adultos, por medo, insegurança ou mesmo traumas, começam a viver evitando o sofrimento e buscando o mar calmo. Os pais especialmente, com uma superproteção diante dos seus filhos, acabam prejudicando o desenvolvimento destes. Como resultado, seus filhos chegam à idade adulta extremamente vulneráveis e despreparados para as turbulências da vida. Eles terão que enfrentar o mar revolto com a inexperiência de um marinheiro que sempre navegou em águas tranquilas.

Portanto, o processo de educação e aprendizagem, consiste em ir preparando o educando para os desafios da vida e, de forma sucessiva e gradativa, os educadores devem cedendo o lugar para seus filhos irem assumindo as responsabilidades da vida. Proteger não é educar. Educar é ensinar e preparar o ser humano para que ele se torne um marinheiro experiente no mar agitado da vida.

Quem ama e educa não carrega no colo quem sabe andar. Ele anda do lado e deixa o outro aprender com suas escolhas e com suas consequências. Só assim eles vão desenvolver uma “musculatura emocional” capaz de superar quaisquer obstáculos que aparecer ao longo da vida.

“Ninguém desenvolve músculos sem levantar peso”. Pensem nisto.

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico – Especialista em DQ

  • No Comments
  • Dezembro 14, 2023
× Como posso te ajudar?