Não ponha a carroça na frente dos bois
By Cláudio

Não ponha a carroça na frente dos bois

Compartilhe

Não ponha a carroça na frente dos bois

Mais um ditado oriundo da sabedoria popular dos homens do campo. De maneira simples e objetiva, ele fala sobre como administrar a ansiedade, a pressa e a impulsividade.

Obedecer a lógica das coisas e do tempo é fundamental para que as coisas possam acontecer de maneira natural e sem estresse. Quando nós não obedecemos a esta lógica a “carroça” da vida não vai andar. Colocar os bois atrás da carroça vai inviabilizar o processo de crescimento pessoal e profissional.

Não raras vezes, fazemos isto ao longo da vida. Na educação dos filhos, por exemplo, quantas vezes cobramos uma maturidade deles que é incompatível com a idade deles. Na convivência afetiva com cônjuges, pais e amigos não é diferente. Cobramos do outro algo que ele ainda não está preparado para dar.

No tratamento da dependência e da codependência também ocorre isto. Queremos que outro pare de usar drogas antes do tratamento, quando na verdade, é o tratamento que vai conduzir o dependente à sobriedade. A mesma lógica vale para o codependente. Muitos familiares desistir de continuar o seu tratamento porque não conseguem produzir mudanças propostas nos grupos de apoio e na psicoterapia. Eles ainda não entenderam que é com a perseverança no tratamento que iremos produzir mudanças duradouras.

Portanto, o autoconhecimento, o conhecimento técnico, o controle das nossas emoções, o crescimento espiritual e o tratamento dos nossos traumas e limitações psíquicas antecedem ao nosso sucesso em todas as áreas.

Cuidar de nós primeiro (na nossa metáfora seria os bois) para assim melhorar as coisas externas (a nossa carroça) é fundamental para caminharmos ao longo da sua vida. Fazer o contrário, é parar no tempo e ficar reclamando da “maldade” da vida e das pessoas que não te ajudam a empurrar sua carroça. 

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico – Especialista em DQ

  • No Comments
  • Novembro 13, 2023
× Como posso te ajudar?