Meditação Diária: Com o tempo
Meditação Diária: Com o tempo
15 de agosto
“Descobrimos que não nos recuperamos física, mental e espiritualmente de um dia para o outro.” (Texto Básico, p. 32)
Você já chegou a um aniversário de recuperação com o sentimento de que você deveria estar mais adiantado em sua recuperação? Talvez você tenha escutado recém-chegados partilhando em reuniões, membros com muito menos tempo limpo, e pensou: “Mas só agora eu estou começando a entender alguma coisa sobre o que eles estão falando!”
É estranho chegarmos à recuperação achando que iremos nos sentir bem imediatamente e que não teremos mais nenhuma dificuldade ao lidar com as reviravoltas da vida.
Esperamos que os nossos problemas físicos se corrijam sozinhos, que a nossa maneira de pensar se torne racional e que uma vida espiritual plenamente desenvolvida se manifeste da noite para o dia.
Nós nos esquecemos que passamos anos abusando de nossos corpos, entorpecendo nossas mentes e suprimindo nossa consciência de um Poder Superior. Não podemos desfazer o estrago em um só dia.
Podemos, no entanto, aplicar o próximo passo, ir à próxima reunião, ajudar o próximo recém-chegado. Melhoramos e nos recuperamos pouco a pouco, não da noite para o dia, mas com o tempo.
Só por hoje: o meu corpo vai melhorar um pouco, minha mente vai clarear um pouco mais e o meu relacionamento com meu Poder Superior vai se fortalecer.
Literatura do Narcóticos Anônimos
Meu comentário:
Não espere mudanças extraordinárias da noite para o dia. Mudanças eficazes acontecem na constância do tratamento no dia-a-dia. Como diz o NA e o AA, só por hoje funciona.
Cláudio M. Nogueira – Psicólogo Clínico – Especialista em DQ