Garrafa pet
Certa vez um pai me contou algo que me chamou bastante atenção. Segundo ele, todos da casa acordaram de madrugada com um barulho na cozinha. Sua esposa e seu filho pequeno de 7 anos ficaram apavorados na certeza que tinha alguém dentro da casa.
O pai, apesar do medo, foi até ao andar de baixo onde ficava a cozinha, a sala de jantar e da tv e, para a surpresa dele, ele encontrou uma garrafa pet vazia no chão. Por causa do vento, ela caiu da janela da cozinha e fez todo esse barulho.
Assim, muitos dos nossos medos ao longo da vida é apenas uma “garrafa pet” que caiu ao chão. Amedrontados, não encaramos o medo e passamos pela vida apavorados com um inimigo que existe só dentro da nossa mente.
Se o pai não tivesse tido a coragem de enfrentar o seu medo, provavelmente todos da família passariam a noite acordados, temendo o possível invasor imaginário.
Quando todos ficaram sabendo o que tinha acontecido, todos riram e o menino aprendeu uma grande lição. A melhor maneira de superar nossos medos imaginários é enfrentando-os. Vale a pena no início até mesmo ir junto com alguém, mas jamais devemos fugir dele.
Fica aí mais uma dica para todos.
Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico