As raízes da violência entre os adolescentes
Recentemente, o Brasil ficou perplexo com a violência de um garoto de 13 anos que teve a covardia de esfaquear uma professora de 71 anos que veio a óbito e ainda deixou ferido 4 colegas da escola.
A grande mídia, como sempre, de maneira sensacionalista, faz uma cobertura exaustiva sobre o crime e ressurge aí uma discussão sobre as possíveis causas de um crime tão bárbaro.
Nas minhas humildes observações, percebo que as raízes desta violência são:
1 – Uso abusivo das telas (videogames, filmes, sites e redes sociais violentas, Tv): Verdadeiras máquinas de treinamento de guerra. Uma criança e um adolescente não podem ser expostos a tanto conteúdo inadequado;
2 – Omissão das autoridades públicas e privadas: Pais, educadores, políticos, empresas (especialmente as gigantes da internet), canais de tv que não supervisionam, não estabelecem regras, limites e consequências são co-participantes desta violência.
3 – O capitalismo selvagem: a busca de audiência, de likes, de seguidores, de engajamento “atropela” os princípios éticos e morais da sociedade e da família. Afinal, violência dá audiência, dá público e dá dinheiro.
O jornalcriartvida.com.br agradece a todos os leitores e patrocinadores e faz este alerta: Deixar nossos filhos expostos de maneira exagerada a esta parafernália de violência é plantar a semente de um possível crime no futuro.