Drogas Inalantes: o perigo está no ar – Final
By Cláudio

Drogas Inalantes: o perigo está no ar – Final

Compartilhe

Outros aspectos importantes sobre os inalantes:

A prevenção do uso dessas substâncias é muito complexa, pois há uma gama infinita de produtos de venda legal que podem ser usados como inalantes. Com exceção do lança-perfume, que tem fabricação proibida no Brasil, todos os outros são vendidos legalmente, inclusive em supermercados e são encontrados em casa, ao alcance até das crianças.

Como proibir ou controlar a venda de isqueiros, esmaltes de unha, tintas, pincéis atômicos e líquidos corretores?
Teoricamente, qualquer produto com substâncias voláteis pode ser utilizado para inalação. No Brasil, os produtos mais utilizados são o lança-perfume, a cola de sapateiro e o cheirinho-da-loló, sendo também populares acetona, esmalte de unha, thinner, benzina e gasolina.
Outro aspecto que dificulta a prevenção é que, em geral, as pessoas subestimam ou ignoram completamente os sérios riscos à saúde e à vida que o uso de inalantes pode acarretar.

Assim, o diálogo e a informação constituem-se nas principais formas de prevenção. Uma sugestão é que os riscos associados ao ato de cheirar produtos químicos sejam incluídos nas orientações sobre como evitar acidentes domésticos tais como: acidentes com fogo (fogão, ferro de passar roupa, fósforo), de alturas (escadas, janelas) e com produtos não-comestíveis (remédios). Isso pode ser feito tanto em casa, pelos familiares, quanto na educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental. É o primeiro passo para iniciar esse trabalho preventivo é informar os pais e os professores sobre os sérios riscos associados ao uso dessas substâncias.

Texto da autora: Hilda Regina Ferreira Dalla Déia
Livro: Tá na roda: uma conversa sobre drogas

  • No Comments
  • Abril 13, 2023
× Como posso te ajudar?