Quem te faz sofrer?
By Cláudio

Quem te faz sofrer?

Compartilhe

Quem te faz sofrer? Quem parte seu coração? Quem te machuca? Quem rouba sua felicidade ou tira sua tranquilidade? Quem controla sua vida?…

Seus pais? Seu parceiro? Um amor antigo? Sua sogra? Seu chefe?…
Você poderia fazer uma lista inteira de suspeitos ou culpados.
Provavelmente é a coisa mais fácil. Na verdade, é só uma questão de pensar um pouco e ir nomeando todas aquelas pessoas que não te deram o que você merece, te trataram mal ou simplesmente saíram da sua vida, deixando-te uma dor profunda que até hoje você não entende.

Mas sabe?
não precisa procurar nomes!
A resposta é mais simples do que parece, e é que ninguém te faz sofrer, te parte o coração, te machuca ou tira a tua paz. Ninguém tem capacidade a menos que você permita.

Pensar com esse nível de consciência pode ser um grande desafio, mas não é tão complicado quanto parece. Fica muito mais simples quando entendemos que, o que está em jogo é a nossa própria felicidade.

E definitivamente o pior lugar para colocá-la é na mente do outro, em seus pensamentos, comentários ou decisões.

Cada dia estou mais convencido de que sofremos não pelo que acontece, mas pelo que interpretamos sobre o que acontece.
Muitas vezes sofremos para tentar dar respostas a perguntas que furam nossa mente como:
Por que não me chamou?
Não vai me procurar?
Por que não me disse o que eu queria ouvir?
Por que ele fez o que mais me incomoda? Por que ele ficou feio em mim? Etc…

Não se sofre pela ação da outra pessoa, mas sim pelo que sentimos, pensamos e interpretamos do que fez, por consequência direta de ter dado o controle a alguém que não a nós.

Se você quiser ver isso de forma mais gráfica, é como se estivéssemos fazendo vodu voluntariamente, espetando as agulhas cada vez que um terceiro faz ou deixa de fazer algo que nos incomoda.
O mais curioso e injusto da matéria é que a grande maioria das pessoas que nos “machucaram”, seguem suas vidas como se nada tivesse acontecido; algumas nem chegam a saber de todo o teatro que você está vivendo na sua mente.

Não podemos passar a vida cedendo poder a outra pessoa, porque acabamos dependendo das escolhas dos outros, tornando-se marionetes dos seus pensamentos e ações.

Definitivamente ninguém pode decidir por nós. Ninguém pode nos obrigar a sentir ou a fazer algo que não queremos, temos que viver em liberdade. Não podemos estar onde não precisam de nós ou onde não queiram nossa companhia.

Não podemos entregar o controle da nossa existência, para que outros escrevam nossa história. Talvez também não possamos controlar o que acontece, mas podemos decidir como reagir e interpretar o que nos acontece.

Da próxima vez que você achar que alguém te machuca, te faz sofrer ou controla sua vida, lembre-se: Não é ele, não é ela…
ÉS VOCÊ que permite e está nas suas mãos recuperar o controle.
(Este é um ensaio de Viktor Frankl. )

  • No Comments
  • Setembro 30, 2022
× Como posso te ajudar?