Se quer ser ouvido, ouça!
Todos nós queremos ser ouvidos e compreendidos. Nos nossos relacionamentos o tempo todo a gente cobra do outro isto. Muitas vezes ficamos irritados quando tentamos conversar com alguém e não conseguimos ser ouvidos. Na relação de casal e mesmo nas relações entre pais e filhos isto já virou rotina. Não tão diferente são as comunicações no ambiente de trabalho e na nossa comunidade.
No âmbito das políticas governamentais é um verdadeiro desastre, podendo levar a tragédias humanitárias como estamos vendo hoje com a guerra Rússia e Ucrânia. Podemos sintetizar todos os nossos problemas como fonte a falta do diálogo entre as pessoas.
Recentemente, acordei com esta frase rica em sabedoria: “SE QUER SER OUVIDO, OUÇA”. Desde este dia passei a refletir muito sobre este conteúdo e cheguei a algumas conclusões:
1 – Se as pessoas não estão te ouvindo, provavelmente você precisa ouvi-las mais: Para que isto ocorra você precisa observar porque isto está acontecendo. A ajuda de alguém, as vezes necessita até mesmo de um profissional da escuta (psicólogo) para você se conhecer e ser ouvido;
2 – Ouvir é a arte de sair de si e aceitar o outro como ele é, sem julgamentos: Normalmente, o egocentrismo esta tanto hoje em dia que poucas pessoas conseguem fazer isto: escutar o outro sem julgamentos.
3 – Os nossos problemas de comunicação com o outro nossos e não dos outros: Se você aprende a ouvir, automaticamente você está ensinando ao outro a fazer o mesmo no momento oportuno. Não espere o outro tomar a iniciativa. Comece!
Uma boa reflexão para todos
Cláudio Martins Nogueira -Psicólogo Clínico – Especialista em dependência química