Ajudando meus filhos
By Cláudio

Ajudando meus filhos

Compartilhe

Certa vez eu estava participando da reunião do Grupo de apoio do Caná Barreiro-BH, quando uma mãe que estava iniciando a sua participação no grupo começou a falar. Desesperada ela em poucos minutos descreveu todas as barbaridades que seu filho de 23 anos estava fazendo com ela. Confusa, não conseguia conter suas lágrimas. Era claro para todos os presentes, exceto ela própria, que aquela mãe esta adoecida pela codependência. Ao término da sua fala terminou com a tradicional afirmativa: “Eu não sei mais o que fazer”
Eu pedi a palavra e, de maneira direta fiz a intervenção:
– Eu sei o que você deve fazer.
Esta jovem mãe até se arrumou na cadeira. Suas lágrimas secaram e seus olhos brilharam para ficar atenta a solução mágica que um estranho iria passar. Quando afirmei:
– A melhor maneira de ajudar seu filho é ajudando a mãe dele.
Após a decepção pela resposta, em pouco tempo, esta mãe tomou consciência da gravidade da sua doença e entendeu que a única coisa que ela podia fazer para seu filho era cuidar dela.
A partir daquele dia, ela começou a ser frequente nas reuniões, iniciou sua psicoterapia, se dedicando de corpo e alma ao seu tratamento e, em pouco tempo, já era voluntária do nosso grupo. Sua qualidade de vida melhorou e seu “marmanjo” tomou um jeito na vida.
E você? Já entendeu esta lição?
Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico.

  • No Comments
  • Novembro 21, 2021
× Como posso te ajudar?