A experiência dos Grupos Terapêuticos GT
By Cláudio

A experiência dos Grupos Terapêuticos GT

Compartilhe

 No momento que escrevo este texto, eu estou a poucas horas da terceira sessão do nosso primeiro GT (Grupo Terapêutico) Limites e Consequências. Com duas turmas de nove pessoas estamos tendo uma oportunidade impar de aprofundar este tema num grupo coeso e determinado.

As trocas de experiências entre os membros do grupo, a entrega e o empenho nos estudos estão me surpreendendo. Pessoas que estão iniciando o tratamento já começaram a produzir mudanças efetivas no seu comportamento, estabelecendo limites e consequências nas relações não só com o dependente, mas também com todos os membros da família.

A pontualidade, a assiduidade e a cooperação estão sendo fundamentais para a coesão do grupo. O número limitado de membros facilita a formação de parceria e confiança, despertando em todos os participantes uma empatia até então desconhecida por mim.

Apesar das limitações do mundo virtual, estamos conseguindo focar nos nossos objetivos, produzindo mudanças significativas nas nossas vidas. Serão 10 sessões no total, com suporte de vídeos e textos.

A realização deste sonho me dá a certeza de que é possível construir algo novo, baseado em experiências próprias e na ciência. A expectativa aumenta em cada sessão e a alegria de ver a evolução do grupo é incrível.

Veja este depoimento:

Meu nome é Francisco Carlos, sou de Belo Horizonte, um codependente em tratamento e tenho um filho dependente químico. Estou participando pela primeira vez de um grupo terapêutico coordenado pelo psicólogo Cláudio Martins.

É uma experiência muito rica, pois com o número de participantes reduzido, fica mais tempo para cada um se manifestar e a troca de experiências entre os participantes é bem dinâmica.

Outro ponto positivo é que são desenvolvidos assuntos específicos permitindo um estudo mais aprofundado das questões.

Aprendemos muito nas dinâmicas do grupo e nos estudos e o psicólogo nos orienta muito bem com boas dicas para colocarmos a teoria em prática.

É uma experiência valiosa, eu recomendo.

Esperamos vocês na próxima turma em abril/21.

 

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico.

  • No Comments
  • Fevereiro 26, 2021
× Como posso te ajudar?