De hora em hora, Deus melhora
By Cláudio

De hora em hora, Deus melhora

Compartilhe

Assim como muitos ditados populares escritos aqui, este eu escutava com muita frequência da minha mãe. Ele nos ensina a importância de mantermos a nossa fé em um Poder Superior mesmo em circunstâncias adversas e difíceis.

O problema dele, porém é o risco do comodismo da nossa parte. A ideia de terceirizar nossa responsabilidade para os outros, mesmo sendo este outro o Deus não nos parece uma boa saída.

Como então resolver este impasse? Percebo que a Oração da Serenidade nos ajuda a esclarecer este enigma:

Na primeira parte ela diz: “Concedei-me senhor a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso modificar”. Infelizmente, a maioria das coisas não se pode modificar. As outras pessoas, o tempo, o clima, a nossa família, o governo, o nosso país, etc.. Nesta condição, pedimos ao Poder Superior a serenidade para aceitar tudo isto.

Na segunda parte consta: Coragem para modificar o que posso”. Novamente, a oração invoca ao Poder Superior a coragem para fazer aquilo que está ao nosso alcance. Podemos modificar a nós mesmos, as nossas escolhas, as nossas decisões e os nossos comportamentos e crenças. Mesmo usando nossos talentos, ou seja, a Inteligência, a racionalidade, o conhecimento, a disciplina e os recursos materiais, nós devemos submetê-los à vontade do Pai.

E na terceira e última parte esta oração fecha com chave de ouro: “E sabedoria para perceber a diferença”. A sabedoria é importante porque em fases diferentes da nossa vida aquilo que nós podemos modificar e o que temos que aceitar vão alterando. Este Poder Superior vai te capacitando a aumentar sua influência na sua família e, na sociedade como um todo.

Em ambas a situação, com seu esforço e dedicação, de hora em hora Deus vai melhorando a sua vida.

 

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico

  • No Comments
  • Janeiro 29, 2021
× Como posso te ajudar?