De hora em hora, Deus melhora
Assim como muitos ditados populares escritos aqui, este eu escutava com muita frequência da minha mãe. Ele nos ensina a importância de mantermos a nossa fé em um Poder Superior mesmo em circunstâncias adversas e difíceis.
O problema dele, porém é o risco do comodismo da nossa parte. A ideia de terceirizar nossa responsabilidade para os outros, mesmo sendo este outro o Deus não nos parece uma boa saída.
Como então resolver este impasse? Percebo que a Oração da Serenidade nos ajuda a esclarecer este enigma:
Na primeira parte ela diz: “Concedei-me senhor a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso modificar”. Infelizmente, a maioria das coisas não se pode modificar. As outras pessoas, o tempo, o clima, a nossa família, o governo, o nosso país, etc.. Nesta condição, pedimos ao Poder Superior a serenidade para aceitar tudo isto.
Na segunda parte consta: “Coragem para modificar o que posso”. Novamente, a oração invoca ao Poder Superior a coragem para fazer aquilo que está ao nosso alcance. Podemos modificar a nós mesmos, as nossas escolhas, as nossas decisões e os nossos comportamentos e crenças. Mesmo usando nossos talentos, ou seja, a Inteligência, a racionalidade, o conhecimento, a disciplina e os recursos materiais, nós devemos submetê-los à vontade do Pai.
E na terceira e última parte esta oração fecha com chave de ouro: “E sabedoria para perceber a diferença”. A sabedoria é importante porque em fases diferentes da nossa vida aquilo que nós podemos modificar e o que temos que aceitar vão alterando. Este Poder Superior vai te capacitando a aumentar sua influência na sua família e, na sociedade como um todo.
Em ambas a situação, com seu esforço e dedicação, de hora em hora Deus vai melhorando a sua vida.
Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico