GT Limites e consequências
By Cláudio

GT Limites e consequências

Compartilhe

Recentemente, alguns lideres do Amor Exigente levantou o conceito de Comunidade Terapêutica familiar. A ideia a princípio me chamou a atenção pela praticidade e a possibilidade de construir um programa terapêutico dentro da família.

Como era algo novo, comecei a refletir sobre isto e cheguei as seguintes conclusões:

1 – O modelo de CT ( Comunidade Terapêutica), utiliza três pilares de sustentação: A disciplina, O trabalho e a Espiritualidade: Todos estes pilares são viáveis no seio da família. Aliás, deveriam ser também os pilares de todas as famílias;

2 – O modelo de CT pressupõe um ambiente rura:l  (como forma de auxiliar no processo de desintoxicação e reequilíbrio de energias físicas e psíquicas, utilizando o clima da natureza como terapia). Neste aspecto a ideia de CT familiar não preenche este requisito na maioria dos casos;

3 – O modelo de CT pressupõe o afastamento da droga: Infelizmente, na maioria das famílias, a droga esta dentro de casa. Além disto, a família esta inserida num ambiente social regada às drogas, inviabilizando a ideia de CT familiar.

4 – O modelo de CT pressupõe um acompanhamento profissional: Psicólogos, Técnicos em dependência química,  acompanhamento médico, um programa terapêutico que engloba grupos de estudos, grupos anônimos, partilhas entre iguais, etc. Nada disto a CT familiar pode proporcionar.

Portanto, a ideia de CT familiar não me soa bem. Talvez o estabelecimento de regras claras de convívio social seria mais interessante. Para atender esta necessidade, estamos lançando o GT (Grupo Terapêutico) LIMITES E CONSEQUÊNCIAS. A finalidade é ajudar as famílias a colocar as regras, os limites e as consequências necessárias para reestruturar a família, viabilizando a mesma como protagonista do seu próprio tratamento, além de proporcionar as condições necessárias para o dependente sentir a necessidade de buscar ajuda.

O GT LIMITES E CONSEQUÊNCIAS vai abordar os limites da higiene, da cooperação, do horário, do tratamento e por último, a técnica de intervenção familiar. Aguarde novas informações que serão divulgadas pelo Youtube no  Criartvida, o canal da Sobriedade e nas nossas redes sociais.

Cláudio Martins Nogueira- Psicólogo Clínico – Especialista em dependência química.

  • No Comments
  • 26/12/2020
× Como posso te ajudar?