Educação igual?
By Cláudio

Educação igual?

Compartilhe

Discurso recorrente de pais é dizer que criei todos os meus filhos da mesma maneira. Que a educação foi igual para todos e que cada um tomou um rumo diferente na vida. Cresci escutando minha mãe dizer que o amor dela era igual para todos os filhos.

Sob o ponto de vista psicológico estas afirmativas não procedem por vários motivos. Dentre vários podemos destacar:

1 – Cada ser humano é único: Assim, cada filho vai absorver o processo de educação de maneira única;

2 – O amor é o mesmo, mas…: A manifestação deste amor é diferente. Afinidades, vinculação afetiva e tantas outras variáveis irão afetar estas relações;

3 – As primeiras páginas: No livro da vida, algumas páginas já foram até mesmo antes do nosso nascer. Heranças genéticas e raízes culturais dos antepassados podem interferir diretamente na nossa personalidade, alterando assim nossa relação com o outro e com o mundo.

4 – Ambiente diferenciado: Seja a condição social, econômica e psíquica dos envolvidos. Estas condições na chegada do primeiro filho são totalmente diferentes das condições dos demais filhos.

5 – Nós também mudamos: Na medida em que vamos amadurecendo,  passamos a sermos pais diferentes, alterando toda a nossa relação com os nossos filhos e com a vida.

Portanto, mesmo que os pais conseguissem tratar os filhos de maneira igual, ela estaria cometendo uma injustiça por um motivo muito simples: cada filho merece uma atenção diferente.

Fica ai esta reflexão.

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico

  • No Comments
  • Julho 21, 2020
× Como posso te ajudar?