By Cláudio

Quem não deve não teme

Compartilhe

 

Este ditado é famoso. Ele nos convida a pensar na consciência tranquila de não fazer nada de errado. Se estamos corretos, se somos honestos e não vivemos produzindo mentiras não deveríamos temer a nada.

Infelizmente as coisas não são tão simples assim. Mesmo as pessoas que não devem costumam temer. Exemplo clássico disto é quando paramos numa blitz. Mesmo com a documentação e a manutenção do carro em dia, só a presença da autoridade policial já nos coloca medo e respeito. Sempre passa pela nossa cabeça a ideia do policial encontrar algo que nós não vimos e os riscos de uma multa ou mesmo apreensão do veículo é enorme.

É obvio que quem esta devendo os impostos, negligenciando a manutenção do veiculo e dirigindo sem habilitação ou embriagado, o medo vai virar um temor, um pânico e um desespero.

Outra situação comum do cotidiano são as pessoas vítimas de assalto. Mesmo não devendo passam por uma experiência traumatizante e passa a temer ser vítima novamente.

Neste sentido, este ditado esta pautado numa “meia verdade”. Ele nos chama a atenção para o cuidado de sermos corretos nas nossas atividades. Com certeza a tranquilidade será muito maior e o temor bem menor.

O mentiroso, o manipulador e aqueles que gostam de prejudicar os outros com certeza vivem num inferno emocional, sempre com o receio de alguém descobrir suas falcatruas. Assim, eles ficam sempre na defensiva e nas explosões emocionais de raiva e de ameaças.

Portanto, além de não dever, precisamos buscar uma paz espiritual para superar o temor, já que o medo esta muito associado à falta de fé.

  • No Comments
  • 31/05/2019
× Como posso te ajudar?