Peguei meu filho fumando maconha. O que fazer?
By Cláudio

Peguei meu filho fumando maconha. O que fazer?

Compartilhe

Infelizmente, esta realidade a cada dia se torna mais frequente nos nossos dias. Vários são as causas para a disseminação deste consumo. Sem dúvida alguma, a mais importante é a campanha intensa da grande mídia e de setores importantes da sociedade no sentido de descriminalizar o uso desta substância junto com o movimento de sua legalização.

Neste sentido, a primeira atitude que os pais devem tomar é não se culpar por este acontecimento e também não transferir toda a responsabilidade para o adolescente e jovem, afinal, na quase totalidade dos casos, eles estão sendo convencidos de que “a maconha não é droga, é apenas uma planta natural e que não faz mal”. Este discurso antigo se atualizou com o acréscimo: “ é uma planta medicinal”.

A segunda atitude é não se precipitar providenciando uma internação involuntária como se usar maconha fosse o fim do mundo. Os pais precisam entender que a grande maioria dos adolescentes e jovens que experimentam as drogas não vão se tornar um dependente químico. Isto não significa que aos pais devem cruzar os braços.

A terceira atitude é a busca de orientação profissional especializada nesta área. Grupos de apoio para familiares e dependentes, além de psicólogos podem ajudar e muito. Várias famílias cometem o erro de procrastinar ações e muitas das vezes buscam ajuda onde com pessoas e instituições despreparadas para ajudar.

A quarta atitude é buscar ajuda para si mesmo em primeiro lugar. Se o usuário aceitar ajuda leve-o com você. Quanto mais pessoas da família tiverem em tratamento, maior as chances de resolver o problema mais rápido. Não cometam o erro de ficar focado só no dependente/usuário. Leia, estude, assista vídeos sobre o tema.

  • No Comments
  • Abril 19, 2019
× Como posso te ajudar?