Maconha: jovens ameaçados
Pesquisa comprova riscos do uso de Maconha entre jovens
Acaba de sair um estudo de uma das revistas científicas de psiquiatria mais respeitável do mundo, A REVISTA JAMA (CANADÁ). Os pesquisadores acompanharam cerca de 23 mil adolescentes durante 10 anos. Dividiram estes jovens em dois grupos iguais, um de usuários de maconha (não necessariamente dependentes dela), e outro de não usuários.
Os resultados só comprovam os riscos do uso desta droga já observado pelos pais, familiares, professores e demais profissionais que atendem este público. Os adolescentes usuários de maconha (em comparação com adolescentes não usuários) tiveram:
– Risco 37% maior de desenvolver depressão na idade adulta
– Risco 50% maior de ideação suicida na idade adulta
-Risco de tentativa de suicídio triplicado na vida adulta
Diante destes dados os autores concluíram que: “a alta prevalência de adolescentes consumindo cannabis gera um grande número de adultos jovens que podem desenvolver depressão e comportamento suicidas atribuíveis à cannabis. Este é um importante problema de saúde pública”.
Enfatizam ainda que as políticas públicas de prevenção ao uso da maconha, especialmente entre adolescentes e jovens devem “educar os mesmos para desenvolver habilidades de resistência à pressão do grupo para usarem drogas”.
Não é difícil concluir que um jovem que começa a fazer uso da maconha, ao desenvolver estes quadros clínicos citados acimas, terá muitas dificuldades para atividades laborais como o trabalho e estudos, atividades físicas, além de afetar os relacionamentos interpessoais.
Esta situação se agrava ainda mais com a pressão social pela legalização do uso desta droga e com os riscos de uma dependência química. A facilidade do contato do adolescente e do jovem com a maconha é cada vez maior, aumentando ainda mais o uso e abuso da droga, podendo desencadear quadros graves de psiquiatria como a esquizofrenia, transtorno bipolar, síndrome de pânico e o envolvimento com outras drogas e com o tráfico.
Fica aí o alerta. A MELHOR SAÍDA É NÃO ENTRAR.
Cláudio Martins Nogueira –psicólogo clínico – Especialista em dependência química.
Fonte: Investigação Original
Associação do Uso de Cannabis na Adolescência e Risco de Depressão, Ansiedade e Suicidalidade na Idade Adulta
Uma Revisão Sistemática e Metanálise
JAMA Psiquiatria. Publicado online em 13 de fevereiro de 2019. doi: 10.1001 / jamapsychiatry.2018.4500
https://jamanetwork.com/journals/jamapsychiatry/article-abstract/2723657