A nota de 500 euros
By Cláudio

A nota de 500 euros

Compartilhe

Ao iniciar um novo semestre, um professor perante uma turma de universitários caloiros, inicia a aula mostrando uma nota de 500 euros novinha e afirma: Quem quiser esta nota de 500 euros, levante o braço.

Ainda a estranhar a situação, todos na sala levantam o braço. O professor diz então: Esta nota será de um de vós, mas antes de entregá-la ao feliz contemplado deixem-me fazer isto… E amarfanha a nota nas mãos, encorrilhando-a.

Novamente pergunta: E agora, alguém quer esta nota? Como anteriormente, todos erguem o braço.

Ainda não satisfeito o professor continuou: E se eu fizer isto?… E atira a nota ao chão e pisou-a várias vezes com firmeza. Pegando na nota do chão, suja e amassada e pergunta outra vez: E agora?… Alguém quer esta nota de 500 euros? De novo, todos os braços se levantaram.

Enfrentando a assistência, o professor explica: Não importa o que eu fizer com esta nota porque irão sempre continuar a querer este dinheiro, porque a nota não perde o seu valor. O que quero que reflitam é que o mesmo também acontece com cada um de nós… Muitas vezes nas nossas vidas somos amassados, pisados e sentimo-nos diminuídos e sem valor. Mas apesar do que nos possa acontecer quero que recordem sempre que jamais perdemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros os gordos, altos ou baixos, nada disso tem importância! Porque isso não altera a importância que temos!… O valor das nossas vidas não é pelo que aparentamos ser, mas, pelo que somos e fazemos.

Autor desconhecido


 

 

  • No Comments
  • Setembro 21, 2018
× Como posso te ajudar?