O que fazer com a “pirraça”
By Cláudio

O que fazer com a “pirraça”

Compartilhe

 

Um dos desafios do processo de educação do mundo contemporâneo é sem sombra de dúvidas a dificuldade dos pais em colocar limites e controlar os comportamentos antissociais dos filhos, seja em casa ou no ambiente escolar. A famosa “pirraça” esta cada vez mais frequente nas crianças de hoje. Os pequenos estão confundindo direitos conquistados com liberdade de fazer o que bem entendem nestes ambientes.

O que fazer diante desta realidade? Os pais possuem vergonha quando se deparam com esta situação. O constrangimento é enorme e os recursos para corrigir esta situação como as famosas “palmadas” não possuem nos dias atuais certa simpatia da sociedade como um todo.

É preciso entender que na maioria das “pirraças” possui uma motivação egoísta, egocêntrica e desprovida de uma razão para tanto escândalo. A criança aprendeu ao longo da sua relação com os responsáveis que desta maneira eles conseguem as coisas que querem. Dentre elas a atenção toda focada nele com suas crises.

Uma técnica que funciona na maioria dos casos é a chamada “tirando o foco”. Não dar muita atenção ao espetáculo. Desviar o foco para algo diferente também pode ajudar. Mas, particularmente, nada é mais eficaz do que simular a imitação da “pirraça”. A criança perde totalmente seu poder de manipulação e o show acaba quase que imediato.

Ficam aí as dicas. Se o problema continuar procure ajuda profissional. Um bom psicólogo pode te ajudar.

  • No Comments
  • 08/02/2018
× Como posso te ajudar?