Um pinto só pia mais do que muitos juntos
Ouvi recentemente este ditado de uma paciente do meu consultório. Provavelmente ele deve ter sido oriundo do interior e alguém muito observador e com um ouvido afiado percebeu que um pinto quando fica sozinho começa a piar mais alto para chamar a atenção da sua mamãe galinha.
O contexto em que esta paciente lembrou deste ditado estava relacionado com a educação dos nossos filhos. Eu falava com ela de algumas teorias interessantes do meu falecido pai que dizia: “um filho dá mais trabalho do que dez”, “eu não criei dez filhos, os mais velhos ajudaram a criar os mais novos”, “amor de pai e mãe é tão grande que precisa ser dividido para muitos filhos” e “o que eu dei para dez vocês estão dando para um, isto estraga seus filhos”.
Talvez isto explica o porque dos filhos estarem “piando” tão alto. Estão sozinhos na solidão dos meios de comunicação, nas agendas malucas de “pequenos executivos” que não possuem tempo para passear e brincar com seus pais.
Quando têm muitos pintos acompanhando uma mamãe galinha o sentimento de pertencer a uma família é predominante. A alegria e a convivência coletiva alimentam emocionalmente os pintinhos. Uma cena linda de se ver.
Infelizmente, na família humana cada vez mais assistimos “pintinhos” abandonados e sozinhos implorando atenção, seja com comportamentos desviantes, dificuldades na escola e até mesmo no uso de drogas.
Com muita sabedoria, este ditado nos trás este alerta.