Alcoolismo: do caos à recuperação
O alcoolismo é uma doença que afeta pessoas de diferentes classes sociais, independente do sexo, da raça e até mesmo da idade. Estes Caminhos da Reportagem mostra os efeitos que o álcool causa no corpo e como a sensação de prazer pode levar à dependência. Os entrevistados falam sobre os efeitos devastadores da bebida alcoólica: os prejuízos à saúde, à família e à vida daqueles que se tornam dependentes.
Segundo o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado em 2012, pelo menos 50% da população brasileira acima de 18 anos consome bebida alcoólica. A média é de quase nove litros de álcool por pessoa a cada ano, valor bem acima da média mundial, que é de aproximadamente seis litros por pessoa. Outro dado do Lenad aponta que, aqui no Brasil, as pessoas começam a experimentar a bebida cedo: 5% dão o primeiro gole aos 11 anos e 37% começam a beber entre os 15 e os 17 anos.
O programa conta histórias de homens e mulheres que lutam contra o vício, as dificuldades e as vitórias que conquistam a cada dia. Entre eles está o Agleidison do Nascimento, de 37 anos. Com a dependência do álcool, ele perdeu o emprego, se afastou da família e chegou a morar na rua. “Quantas vezes eu deixei de fazer a alegria do meu filho, da minha esposa, deixei de ir ao cinema, ao parque, ao zoológico, porque eu tinha que fazer uma graça para o meu grupinho de amigos”, relembra.
O psiquiatra Leonardo Moreira, especialista em dependência química, explica que o álcool se torna um protagonista na vida do alcoolista. “Às vezes o álcool se torna algo muito importante para a pessoa. É o núcleo de prazer que a pessoa conseguiu manter na vida e vai se desfazendo dos outros prazeres. Se antes tinha uma atividade física ou tinha prazer no trabalho, na igreja, vai deixando isso em prol do uso repetitivo do álcool”.
Segundo o Ministério da Saúde, o alcoolismo é o principal motivo para internação por transtornos causados pelo uso de substâncias psicoativas. Ele também é responsável pelo afastamento das pessoas do trabalho e, ainda, o principal fator que gera aposentadorias.
O “Caminhos da Reportagem” mostra que é possível superar o alcoolismo. Especialistas explicam que os dependentes podem alcançar a reabilitação, desde que tenham tratamento adequado. Entre as alternativas estão os serviços gratuitos oferecidos pelos grupos de Alcoólicos Anônimos (AA), dos grupos de apoio ligados as Comunidades Terapêuticas e pelos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).
Veja o vídeo no site: http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem
Meu comentário:
Depois de muitos anos assistindo matérias sobre o alcoolismo nas emissoras de TV, tive o privilégio de ver este vídeo bem objetivo e completo. De maneira criativa, a produção aborda desde o uso recreacional do álcool até o fundo do poço do alcoolismo. Além disto, a reportagem orienta sobre os tipos de tratamentos existentes mesclando entrevistas com profissionais e depoimentos de alcoolistas. Parabéns a todos os envolvidos na produção e edição desta obra de arte. É uma pena que emissoras de maior audiência não leva ao ar temas tão bem trabalhado e de tanta relevância para a saúde pública.
Vale a pena assistir e divulgar este vídeo. Ele pode ajudar muitas famílias e dependentes do álcool. Fica aí a dica.